Sobre a cidade de Tuparendi

Localiza-se a uma latitude 27º45’23” sul e a uma longitude 54º28’54” oeste, estando a uma altitude de 328 metros. Sua população estimada em 2004 era de 9 363 habitantes. Seu clima é do tipo subtropical úmido, com temperatura média anual de 17 °C.

A economia do município de Tuparendi tem como principal característica a agricultura familiar, em pequenas e médias propriedades, com um setor de serviços muito dependente da produção agrícola e uma pequena presença industrial. O setor de serviço tem uma estrutura ampla e com um papel central na economia de Tuparendi, representando 55,48% do PIB a preço de mercado, atinge diversas necessidades do mercado consumidor, porém a sua característica de maior relevância é o elevado grau de especialização no setor agrícola (cerealistas, empresas de manutenção de equipamentos agrícolas, assistência técnica, etc.), portanto uma forte dependência do setor agrícola. A indústria manufatureira tem um papel importante para a economia local, porém a sua presença é ainda muito pequena e com forte dependência do setor agrícola, no PIB de 2005 representou apenas 11,21% do PIB a preço de mercado, destaca-se nesse setor a empresa Fankhauser do setor metal-mecânico, empresa especializada na produção de equipamentos agrícolas, além de outras empresas, como as de confecções e de móveis, sendo em sua grande maioria empresas de micro e pequeno porte, além de algumas agroindústrias de caráter associativo e privado, que produzem alguns produtos como embutidos, cachaça, melado, açúcar, etc. O setor agrícola de Tuparendi é o propulsor do desenvolvimento local, apesar de não ser o setor de maior participação no Produto Interno Bruto (26,19%), tem grande influência nos demais setores. Destaca-se a produção destinada a exportação, na agricultura, maior ênfase a produção de soja, milho e trigo, na agropecuária destaca-se a suinocultura em franca ascensão e a bovinocultura para a produção de carne e leite, com maior intensidade no segundo. Uma característica marcante das últimas décadas do setor agrícola de Tuparendi é uma migração crescente dos produtores tradicionais do triênio, soja, milho e trigo, para a produção leiteira e de forma secundária para a produção de culturas alternativas, como é caso dos hortigranjeiros, além de um processo mais recente de expansão da suinocultura, após um período de retração da atividade no município.

A origem do nome Tuparendi é muito controversa. Se tomarmos a palavra composta em que Tupã em linguagem indígena seria Deus e Rendy seria luz, esplendor. Teríamos a interpretação como sendo Luz de Deus, Deus Luminoso, Chama de Deus, etc.
As primeiras aglomerações de pessoas começaram a serem formadas com a vinda de alguns imigrantes que aqui chegaram oriundos das regiões onde hoje se situam os municípios de Veranópolis, Caxias do Sul, Guaporé, Agudo, Feliz, Jaguari, etc. Aqui encontraram uma cobertura florestal em sua quase totalidade. Dados indicam que 95% da área geográfica era formada por florestas virgens, compostas por espécies de grande porte, tais como, canafístulas, louros, grápias, cedros, ipês, angicos e tantas outras, as quais foram derrubadas para construção de suas casas e venda dos excedentes. Como consequência, instalaram-se as primeiras serrarias que viriam beneficiar aquela matéria prima. Em determinado período houve o fornecimento de dormentes para a ferrovia que veio até Santa Rosa.
Inicia-se um processo de colonização em que cada etnia dedica-se desenvolver sua vocação própria. Os italianos plantam parreirais, criam suínos para fazerem salame, copa, plantam milho, fabricam vinho. Os alemães produzem banha e são os primeiros, anos mais tarde, a introduzirem a cultura da soja. Os produtos que sobravam eram transportados de carroça até o povoado de Santa Rosa que era uma referência.
Naturalmente surgiram ao longo do tempo as primeiras casas comerciais, pensões, serrarias, escolas, igrejas, alambiques, etc.
O desenvolvimento naturalmente levou à eclosão de um movimento emancipatório. Após polêmicas e percalços, naturais a esses processos, Tuparendi foi emancipado de Santa Rosa em 10 de Setembro de 1959.
Hoje as atividades econômicas estão assim definidas , por agrupamento, no Valor Atribuido:
Produção e extração animal e vegetal………………………………………………………………….60,39%
Indústria de Transformação…………………………………………………………………………………7,66%
Indústria de Beneficiamento………………………………………………………………………………. 1,98%
Comércio Atacadista………………………………………………………………………………………….7,47%
Comércio Varegista………………………………………………………………………………………….15,64%
Serviços e outros………………………………………………………………………………………………..6,84%